sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Brasil

Esse é o maior post que o blog já teve, por se tratar de uma ocasião especial: a apresentação da seleção brasileira. Veja  a seguir uma descrição bem completa, com primeiro, segundo e terceiros uniformes, uniforme de treino e, de bônus, uma releitura do atual terceiro uniforme do Brasil.
O primeiro uniforme é bem tradicional, pois uma grande mudança descaracterizaria um dos kits esportivos mais famosos do mundo.
O segundo uniforme segue a mesma base que vem sendo usada desde 1958, mas assumindo de vez os detalhes em amarelos.























Até a Copa do Mundo de 1950, na qual o Brasil perdeu a final em pleno Maracanã, seu uniforme era branco com detalhes azuis (veja imagem), mas as cores foram abandonadas porque a superstição dizia que elas traziam azar; a Nike, atual fornecedora esportiva do time, já tentou ressuscitá-lo, mas sem aprovação da cúpula da CBF. Resgatando o branco, mas utilizando o verde como cor secundária (semelhante ao basquetebol, por exemplo), obtemos uma combinação bem bonita e adequada para o terceiro uniforme.

Gostaria também de comentar e fazer uma releitura do atual terceiro uniforme do Brasil.
A Nike adota um modelo preto. Isso vai contra o estatuto da CBF, que diz claramente que o Brasil só pode entrar em campo trajando as cores nacionais, ou seja, verde, amarelo, azul e branco. Então, para que criar um uniforme de jogo que nunca vai ser usado em jogo? Porém, se fosse permitida tal procedência, não faria sentido descaracterizar o escudo da camisa.























Para o uniforme de treino, foram criadas duas versões. Uma mais moderna, com a extravagância que uniformes de treino costumam conter, e uma mais simples, que facilitaria a fixação de patrocinadores na camisa (permitidos em uniformes de treino).

Qual dos dois uniformes de treino você prefere? Você gostaria de comentar outra das propostas de uniforme? Sinta-se livre para opinar através da caixa de comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário